Logo Portal O POVO Online

Esportes

  • Ceará
  • Fortaleza
  • Ferroviário
  • Grêmio
  • Internacional
  • Flamengo
  • Vasco
  • Botafogo
  • Fluminense
  • Corinthians
  • São Paulo
  • Santos
  • Palmeiras
  • Cruzeiro
  • Atlético-MG
rss

Ceará Ceará

Especiais

Receba as notícias

RSS

09/03/2016 - 08h57

Morre ex-atacante Gildo, maior ídolo da história do Ceará

Marcos Campos
Gildo é o maior ídolo da história do Ceará

Faleceu na manhã desta quarta-feira, 9, o ex-atacante e ídolo do Ceará Sporting Club, Gildo Fernandes de Oliveira. Ele estava com 76 anos.

Apontado pela torcida alvinegra como o maior ídolo da história do clube, ele é o principal artilheiro de todos os tempos do Alvinegro e o jogador que fez mais gols pelo clube nos Clássicos-Rei.

De acordo com o historiador e conselheiro do Ceará, Pedro Mapurunga, Gildo, que era pernambucano, marcou pelo menos 261 gols em 441 partidas com a camisa do clube, mas há ainda um período na década de 60 que está sendo investigado. Ele jogou no Ceará de 1960 a 1966 e 1968 a 1971, com quatro títulos estaduais e um Norte-Nordeste de 1969. O atacante encerrou a carreira no Calouros do Ar, recusando uma proposta do Fortaleza. Jogou também no Santa Cruz-PE e no América de São José do Rio Preto, interior paulista.

Gildo estava no Hospital Antônio Prudente há quatro dias. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória.

Ceará Sporting Club decretou luto oficial de três dias e disponibilizou a sede do clube para a realização do velório, mas a família preferiu recusar. O velório foi realizado nesta tarde na Funerária Ternura, no bairro Aldeota e o enterro ocorreu às 17h no cemitério Jardim Metropolitano.

O clube divulgou uma nota no site oficial sobre o falecimento do jogador.

Pedro Mapurunga, autor de livro sobre a história do Ceará, diz "O Gildo está para o Ceará como o Pelé está para o Santos" 

Robinson de Castro comenta a morte do ex-atacante Gildo Fernandes, maior ídolo do Ceará

Confira galeria de imagens do período de Gildo no Alvinegro

Post no blog Futebol do POVO: "Para mim, Gildo é imortal", me contou seu Cláudio. 

Confira a nota a seguir:
O Ceará Sporting Club e a nação alvinegra estão de luto.
Gildo Fernandes de Oliveira (12/01/1940), o maior artilheiro da história Centenária do Vozão, faleceu nesta manhã, vítima de parada cardiorrespiratória.

O momento é de profundo pesar pela partida do ídolo, mas o que fica são lembranças gloriosas de um atacante que honrou a camisa do Ceará com seu espírito de liderança e com faro de gol apurado, afinal Gildo defendeu o manto alvinegro em 441 partidas e balançou as redes adversárias em 261 oportunidades, ajudando o clube a conquistar vários títulos.

"A nação alvinegra está de luto e profundamente triste pela partida do nosso maior ídolo Gildo Fernandes. Nosso artilheiro honrou o manto alvinegro e nos deixou uma grande história que nos enche de orgulho. Nossa solidariedade à família. O Ceará Sporting Club está em luto", afirmou o Presidente Robinson de Castro.

A torcida alvinegra também se manifestou nas redes sociais e os mais jovens escreveram o seguinte texto:

"Obrigado, Gildo.
Obrigado pelos gols que não vi, mas imaginei!
Obrigado pelos títulos que não vi, mas comemorei!
Obrigado pelos lances, como a cabeçada mágica, que não presenciei, mas enxerguei!
Obrigado por nascer em Pernambuco, mas adotar o Ceará!
Obrigado!"

Em sua vitoriosa carreira, o eterno Gildo foi campeão cearense pelo Vovô em 1961, 1962, 1963 e 1971, campeão do Norte-Nordeste de 1969 e jogou ainda pelo América de Rio Preto/SP e Calouros do Ar. O ex-atacante foi artilheiro do Campeonato Cearense em duas oportunidades (1961 e 1963), além de ser vice-artilheiro em 1962, com 29 gol.

O Mais Querido se solidariza com a família e com todos os fãs de Gildo e deseja força neste momento de dor! Este também foi o sentimento do Presidente do Conselho Deliberativo, Humberto Aragão, que afirmou estar muito triste com a partida do maior ídolo da história do clube que viu jogar.

O Ceará Sporting Club, a partir de hoje, decreta três dias de luto. Mais informações sobre o velório e sepultamento em breve.

> TAGS: morre ceará gildo
Compartilhar
Espaço do Leitor As informações são de responsabilidade do autor:
MARTELAO TOSCO 09/03/2016 12:37
Nossa homenagem a um genio do futebol, ídolo de gerações, motivo de alegrias, encantador da bola e representante maximo da magia do futebol .. Obrigado Gildo Fernandes !!!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
ERNESTO 09/03/2016 12:27
Apesar de não torcer Ceará, quero prestar homenagem a um dos maiores atacantes que ví jogar, excelente finalizador, grande profissional, atleta responsável, honrou a camisa do seu clube e do nosso estado em competições nacionais. Que Deus o receba com amor e dê conformação a seus familiares.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários Nome Cidade Escreva seu comentário 300
o povo
anônimo
twitter
facebook
Erro ao renderizar o portlet: EN_Clubes

Erro: No module named aplication
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: EN_Destaque Video Interna

Erro: No module named aplication