Logo Portal O POVO Online

Esportes

  • Ceará
  • Fortaleza
  • Ferroviário
  • Grêmio
  • Internacional
  • Flamengo
  • Vasco
  • Botafogo
  • Fluminense
  • Corinthians
  • São Paulo
  • Santos
  • Palmeiras
  • Cruzeiro
  • Atlético-MG

Lance Net

rss

Fórmula 1

Receba as notícias

RSS

09/05/2013 - 10h00

Filha de Frank Williams supera desconfiança na Fórmula 1

Claire Williams se apressa em esclarecer que Frank ainda é o chefe da equipe que leva o nome da família. Ela é apenas a “chefe de equipe representante”, cuja principal função é comandar as ações no final de semana de corrida. Um trabalho que encanta esta inglesa de 36 anos de idade que passou a vida vendo a paixão com seu pai desempenhava a mesma função, como ela deixa claro nesta entrevista ao LANCE!Net

- É como eu imaginava. Você precisa ter a habilidade de fazer tarefas múltiplas. Num momento você está lidando com questões comerciais e, no seguinte, tendo de debater sobre pneus para pista seca numa reunião com os engenheiros. Mas se é como eu imaginava, eu não esperava que fosse gostar tanto de fazer disso. Todo dia eu acordo e me belisco para saber se eu não estou sonhando. Estou amando fazer este trabalho!

Um trabalho que, num ambiente cheio de más línguas como é o paddock da Fórmula 1, só foi dado porque Claire é a “filhinha do papai” Frank - além dela, ele teve um filho homem, Jonathan, com sua esposa Virginia, recém-falecida. A nova comandante do time repudia a ideia com veemência.

- Sempre foi muito importante para mim que as pessoas não me vissem como a “filhinha do papai”. Talvez neste novo papel alguém pense que Frank fez nepotismo ao me colocar como representante do chefe de equipe. Mas não foi o caso. Inicialmente meu pai era contra que eu trabalhasse no time. Com o tempo, permitiu que eu entrasse. E quando surgiu a necessidade de ocupar esta vaga, foi um grupo de sete diretores que votou pelo meu nome antes mesmo que ele fosse apresentado para Frank - explica Claire.

Simpática, sorridente e dona do mesmo senso de humor refinado do pai, a inglesa celebra não só sua nova função, mas o espaço que as mulheres estão conquistando na Fórmula 1 - além dela, a Sauber também tem em Monisha Kaltenborn uma mulher no comando da equipe.

- É algo muito importante, com certeza. Eu acho estranho que isto ainda seja uma questão que exista em pleno Século XXI, o fato da Fórmula 1 e de muitos outros esportes - não só no automobilismo - sejam dominados por homens. Precisamos mostrar que somos capazes de fazer este trabalho, é uma questão de competência e precisamos mostrar a nossa.

BATE-BOLA CLAIRE WILLIAMS

L! - Quando você era uma garotinha e via o seu pai administrando a Williams, você sonhava em assumir o papel um dia?Não! (risos) Não é que eu não sonhava com isso, é simplesmente algo que nunca me passou pela cabeça. Dentro da nossa família, nunca houve a ideia de que Frank passaria o time para algum de seus filhos, algo que acontece em outras famílias. Mas foi algo que nunca consideramos, era assim que meu pai e minha mãe pensavam. Mesmo quando cheguei na idade adulta ou quando comecei a trabalhar como assessora de imprensa da equipe, nunca imaginei que estaria nesse papel!

L! - É difícil separar a relação pessoal de pai e filha que existe entre vocês no momento de trabalhar profissionalmente?Nunca dá para separar isto 100%, mas sinto que trabalhamos de uma maneira muito profissional quando estamos no escritório. Uma das coisas legais da Williams é que há um clima familiar para quem trabalha disso. E um dos motivos disso acontecer é porque Frank e eu somos pai e filha. Não precisamos ser totalmente rígidos para separar o pessoal do profissional. Não é algo que tenha trazido qualquer tipo de problema e é muito bom trabalhar com papai, ele alcançou muitas coisas na sua carreira e eu tenho a chance de aprender algo com um dos mais bem sucedidos chefes de equipes na história da Fórmula 1. Não poderia ser melhor!

> TAGS: Fórmula 1
Compartilhar
Espaço do Leitor As informações são de responsabilidade do autor:
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
Ver mais comentários
0
Comentários Nome Cidade Escreva seu comentário 300
o povo
anônimo
twitter
facebook
modelo3
Publicidade
Publicidade
Publicidade