Logo Portal O POVO Online

Esportes

  • Ceará
  • Fortaleza
  • Ferroviário
  • Grêmio
  • Internacional
  • Flamengo
  • Vasco
  • Botafogo
  • Fluminense
  • Corinthians
  • São Paulo
  • Santos
  • Palmeiras
  • Cruzeiro
  • Atlético-MG

Lance Net

rss

+ Esportes

Receba as notícias

RSS

23/08/2013 - 08h00

Com Copa Intercontinental, Fiba ensaia Campeonato Mundial

O retorno da Copa Intercontinental de Clubes, com o duelo entre Pinheiros e Olympiacos (GRE), nos dias 4 e 6 de outubro na cidade de Barueri (SP), é apenas o primeiro passo dado pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) para a criação de um Mundial Interclubes, um velho projeto da entidade e que já teve de ser engavetado em várias oportunidades.

A ideia da entidade é que, no próximo ano, o torneio ganhe corpo e conte com os campeões africano e asiático. Representantes da Fiba em ambos os continentes já expressaram formalmente o desejo.

O acordo inicial firmado entre a Fiba Américas e a Euroliga prevê apenas a disputa em 2013. Mas o desejo dos dirigentes da Fiba é que o acordo se prolongue por anos.

– Queremos que haja a continuidade por muitos anos. Mas para que isso ocorra, precisamos fazer em Barueri o melhor evento da história. Temos de passar uma ótima imagem de organização, limpeza e segurança. Se tudo correr bem, tenho certeza que, a partir de 7 de outubro, já conseguiremos formatar um Mundial de verdade – disse Alberto García, secretário da Fiba Américas durante o evento de lançamento da Copa intercontinental, na manhã desta quinta-feira.

A participação de equipes da NBA no torneio não é descartada pelo dirigente, mas ainda é vista como algo distante.

A última vez que um torneio de clubes teve um caráter de Mundial foi em 1999, com a realização do McDonald’s Championship. Em Milão (ITA), seis equipes estiveram na disputa e o San Antonio Spurs, da NBA, ficou com a taça após superar o Vasco na decisão, por 103 a 68.

Para realizar a primeira edição da Copa Intercontinental desde 1996, quando o Panathinaikos (GRE) ficou com a taça, o orçamento é estimado em cerca de US$ 750 mil (R$ 1,8 milhão). Até o momento, o torneio não conta com nenhum patrocinador. Apenas tem a garantia de transmissão em 70 países e a parceria com o canal Fox Sports.

Bate-BolaAlberto GarcíaSecretário geral da Fiba AméricasQual a importância de se ressuscitar um torneio como a Copa Intercontinental? Quando criamos a Liga das Américas (em 2007) este era um sonho que tínhamos. Foram quatro, cinco anos de negociações até que saísse do papel. É importante que ela ocorra para darmos o primeiro passou rumo ao verdadeiro  Mundial.A Fiba já negocia com equipes da NBA para que elas também participem do torneio no futuro?Em 2007, tivemos uma reunião  da Fiba e estavam presentes representantes da NBA. Foi perguntado se participariam de um Mundial e eles responderam que tiveram uma experiência não muito boa economicamente com o McDonald’s Championship. Se algum dia for alguma coisa em que não perderiam dinheiro, pensariam.Quais atrações foram pensadas para os torcedores?O Pinheiros e a agência XYZ estão cuidando de tudo. A ideia é que haja eventos fora do ginásio, que se montem quadras para as crianças jogarem basquete, haja a distribuição de brindes. Não haverá cobrança de ingressos. Isso fará com que o ginásio esteja cheio. Temos de passar uma boa imagem ao mundo.Ginásio passará por ajustesPara receber a Copa Intercontinental, o Ginásio José Corrêa, em Barueri, terá de passar por algumas melhorias. De acordo com Alberto García, os principais ajustes terão de ser feitos nos vestiários.– Para receber uma equipe da Europa, os vestiários têm de ser reformados. Não são ruins, mas não estão adequados para uma competição como essa. Além disso, precisamos embelezá-lo, para passar uma boa imagem. Haverá piso novo, tabelas novas. Isso já é certo – afirmou o dirigente da Fiba.Secretário de esportes de Barueri, o ex-jogador Paulo Sérgio afirmou que nos próximos dias estes ajustes começarão a ser feitos.Em 2006, o José Corrêa recebeu partidas da primeira  fase do  Mundial Feminino de Basquete.Copa IntercontinentalParticipantesPinheiros (atual campeão da Liga das Américas)  e  Olympiacos-GRE (atual campeão da Euroliga).Datas4/10 (20h30) e 6/10 (14h).LocalGinásio José Corrêa, em Barueri (SP)Sistema de disputaA equipe que vencer os dois jogos ficará com a taça. Caso cada equipe vença um, o desempate será feito na razão de pontos (divisão dos feitos pelos sofridos). Se houver empate, serão jogados cinco minutos extras para se definir o campeão.

Compartilhar
Espaço do Leitor As informações são de responsabilidade do autor:
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários Nome Cidade Escreva seu comentário 300
o povo
anônimo
twitter
facebook
modelo3
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vídeos

VÍDEO: assista aos melhores momentos de Ceará 3x1 Joinville