Logo Portal O POVO Online

Esportes

  • Ceará
  • Fortaleza
  • Ferroviário
  • Grêmio
  • Internacional
  • Flamengo
  • Vasco
  • Botafogo
  • Fluminense
  • Corinthians
  • São Paulo
  • Santos
  • Palmeiras
  • Cruzeiro
  • Atlético-MG
rss

Minuto L

Especiais

Receba as notícias

RSS

30/06/2013 - 20h57

Agora tetra na Copa das Confederações, Brasil vai ter de lutar contra tabu

Pentacampeã Mundial e agora tetracampeã da Copa das Confederações. A Seleção Brasileira pode não passar por sua melhor fase, mas não dá para negar: ainda é uma das melhores do mundo.

Afinal, é a equipe com mais títulos nas duas principais competições entre seleções. E se até pouco tempo muito se falava que o time tinha dificuldade contra os melhores do mundo, a Copa das Confederações provou o contrário. Se o início foi diante dos medianos Japão e México, para chegar ao título foi preciso bater a Itália, o Uruguai e até mesmo a tão temida Espanha.

É cedo para falar em um favoritismo na busca pela Copa de 2014. Mas após essa conquista e ainda jogando em casa, não dá para duvidar.

Porém, para buscar o hexa, o Brasil vai precisar quebrar mais um tabu. Isso porque, nunca uma seleção campeã da Copa das Confederações conseguiu repetir o título no Mundial na temporada seguinte.

Quem chegou mais perto disso foram justamente os brasileiros. Após levantar a taça das Confederações em 1997, a equipe comandada por Zagallo chegou na final da Copa do Mundo de 1998, na França. Mas a equipe ficou com o vice ao perder justamente para os donos da casa.

Para levar o tetracampeonato, a Seleção Brasileira precisou derrubar tabus e alguns favoritos. Então, para chegar ao hexa a situação não vai ser muito diferente. Liderada pelo comandante Luiz Felipe Scolari e pelo camisa 10 Neymar, e com o apoio da torcida, dá para acreditar.

OS CAMPEÕES:

1992 (Arábia Saudita)Argentina (vice: Arábia Saudita)

1995 (Arábia Saudita)Dinamarca (vice: Argentina)

1997 (Arábia Saudita)Brasil (vice: Austrália)

1999 (México)México (vice: Brasil)

2001 (Coreia do Sul/Japão)França (vice: Japão)

2003 (França)França (vice: Camarões)

2005 (Alemanha)Brasil (vice: Argentina)

2009 (África do Sul)Brasil (vice: Estados Unidos)

2013 (Brasil)Brasil (vice: Espanha)

COMO FOI NA COPA DO MUNDO?

Considerados só as quatro edições em que a Copa das Confederações ocorreu um ano antes do Mundial:

1998Campeão da Copa das Confederações de 1997, a Seleção Brasileira foi vice no Mundial em 1998, na França, ao perder por 3 a 0 para os franceses.

2002Após o título em 2001, a França teve uma atuação desastrosa no Mundial de 2002, na Coreia do Sul e Japão. A equipe caiu na primeira fase com um empate, duas derrotas e nenhum gol.

2006O Brasil chegou como favorito na Copa da Alemanha após a conquista em 2005. Mas o time caiu nas quartas de final ao perder de 1 a 0 para a França.

2010Novamente, o Brasil não teve sucesso após levar a Copa das Confederações na África do Sul. Nova queda nas quartas de final: 2 a 1 para a Holanda.

CURIOSIDADES

HistóriaA primeira edição da Copa das Confederações, em 1992, contava com apenas quatro equipes. O torneio foi realizado na Arábia Saudita, com o nome de Copa Rei Fahd. A partir de 1999, a competição passou a ser disputada em outros países. Já desde 2001, o torneio antecede a Copa do Mundo e é realizado no país do Mundial. A exceção foi 2003, quando houve uma edição na França.

Seleção com mais participaçõesBrasil, com sete participações

Maior campeãoBrasil, com quatro títulos

Maior goleadaEspanha 10x0 Taiti, no dia 20 de junho de 2013, no Rio de Janeiro (RJ)

Maior artilheiro em uma edição da competiçãoRomário, sete gols, em 1997

Compartilhar
Espaço do Leitor As informações são de responsabilidade do autor:
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários Nome Cidade Escreva seu comentário 300
o povo
anônimo
twitter
facebook
modelo3
Erro ao renderizar o portlet: EN_Clubes

Erro: No module named aplication
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde